O QUE É SPAM?

SPAM é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.

PROBLEMAS CAUSADOS PELO SPAM

Os principais problemas causados pelo SPAM são:

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Não recebimento de e-mails: A maioria dos provedores de Internet limitam o tamanho máximo da caixa postal. Sendo assim caso o usuário receba um número grande de SPAMs, ele corre o risco de sua caixa ficar cheia rapidamente e não receber os e-mails legítimos. Outro problema no recebimento, são as inúmeras regras de anti-spam que são utilizadas pelos provedores para bloquear os SPAMs e podem causar assim o não recebimento de e-mails legítimos.

Perda de produtividade: Para quem usa o e-mail como ferramenta de trabalho, o recebimento de SPAMs aumenta o tempo dedicado à tarefa de leitura de e-mails, além de existir a chance de mensagens importantes não serem lidas, serem apagadas por engano ou lidas com atraso.

Gasto desnecessário de tempo: Para cada SPAM recebido, o usuário necessita gastar um determinado tempo para ler, identificar o e-mail como SPAM e removê-lo da caixa postal.

Conteúdo impróprio ou ofensivo: Como a maior parte dos SPAMs é enviada para conjuntos aleatórios de endereços de e-mail, é bem provável que o usuário receba mensagens com conteúdo que julgue impróprio ou ofensivo.

Aumento de custos: Independente do tipo de acesso à Internet utilizado, quem paga a conta pelo envio do SPAM é quem o recebe. Por exemplo, para um usuário que utiliza acesso discado à Internet, cada SPAM representa alguns segundos a mais de ligação que ele estará pagando, desnecessariamente.

Prejuízos financeiros causados por fraude: O SPAM tem sido amplamente utilizado como veículo para disseminar esquemas fraudulentos, que tentam induzir o usuário a acessar páginas clonadas de instituições financeiras ou a instalar programas maliciosos, projetados para furtar dados pessoais, lista de contatos e financeiros. Esse tipo de spam é conhecido como phishing/scam. O usuário pode sofrer grandes prejuízos financeiros, caso forneça as informações ou execute as instruções solicitadas nesse tipo de mensagem fraudulenta.

COMPROMISSO DA MP DIGITA HOST E DE SEUS CLIENTES

A MP Digital Host assume publicamente o seu compromisso anti-SPAM e compromete por todos os meios possíveis impedir que seus clientes recebam e praticam SPAM, utilizando seus servidores.

O cliente que aceitar o contrato, automaticamente estará aceitando todas as regras aqui impostas, do compromisso de não praticar SPAM ou qualquer outra modalidade de envio não solicitado.

PROCEDIMENTOS ADOTADOS EM CASOS DE SPAM

Caso tenhamos qualquer denúncia de prática de SPAM ou que seja confirmada pela nossa equipe, a conta automaticamente será bloqueada e enviado um comunicado ao cliente sobre a acusação.

Somente depois que o cliente se manifestar e garantir que não haverá novas tentativas, a conta poderá retornar ao seu funcionamento normal.

O QUE FAZER QUANDO VOCÊ É UMA VÍTIMA DO SPAM

Caso o SPAM tenha sido praticado a partir da rede da MP Digital Host, deve-se comunicar através do e-mail abuse@mmpdigital.com.br enviando também um cópia do e-mail recebido para que possamos analisar com mais detalhes.

Vale lembrar também que, é altamente recomendável que não se responda ou se envie pedidos de remoção do seu e-mail da lista. Geralmente, este é um dos métodos utilizados para confirmar que o e-mail é realmente válido.

DICAS PARA NÃO PRATICAR SPAM

Para não se tornar um spammer, mesmo que não seja sua intenção, tente seguir algumas regras:

  1. Antes de enviar um e-mail, reflita se o conteúdo será útil ou de interesse do grupo para o qual pretende remetê-lo.
  2. Não use listas de mala direta de amigos ou de terceiros para enviar propaganda ou quaisquer divulgações pessoais.
  3. Se decidir fazer marketing de sua empresa ou negócios na Internet, informe-se antes sobre as melhores práticas para este fim.
  4. Enviar e-mails somente para os clientes que optaram pelo cadastro na lista de divulgação de seus produtos e/ou serviços. Tal cadastro pode ter sido feito por telefone, na hora do primeiro contato comercial ou por formulário disponível no site da empresa na Internet.
  5. Não usar listas de divulgação de terceiros, nem comprá-las de fornecedores de mala direta.
  6. Não reutilizar listas de divulgação, ou seja, não enviar informações de determinado serviço aos clientes cadastrados na lista de divulgação de outro serviço, ainda que sejam da mesma empresa.
  7. Respeitar as solicitações de descadastramento de suas listas.

Cumpra seus compromissos e faça com que o mesmo seja cumprido em prol de uma internet melhor, futuramente.

FONTES DE PESQUISA

AntiSpam.br | http://www.antispam.br
Grupo Brasil AntiSpam | http://www.brasilantispam.com.br
SpamCop (Em Inglês) | http://www.spamcop.net