o que e google adwords

Google AdWords é um serviço do Google que permite a criação de anúncios na parte superior e  na parte direita dos resultados de busca, na rede de pesquisa e na rede de display. Esses anúncios são posicionados de acordo com um lance dado pelo anunciante para “comprar” a palavra-chave desejada e serão exibidos conforme um usuário faz uma busca. É possível criar, por exemplo, um anúncio para um serviço de Dia da Noiva, comprando algumas palavras-chaves relacionadas com o assunto e, quando um usuário digitar o termo dia da noiva ou algum termo similar, o anúncio será exibido. O Google AdWords é muito utilizado em estratégias de marketing digital para aumentar a visitação dos sites.

Os anúncios do Google AdWords exibem um título, uma descrição e o endereço do site (URL). Outras informações também podem ser exibidas, porém estas são as mais comuns. Os anúncios do Google AdWords são chamados de links patrocinados.

google adwords busca

Vantagens de usar o Google AdWords

Assim como no SEO, usando o Google AdWords você aumenta a chance de um possível cliente encontrar o seu produto ou serviço. As duas principais diferenças entre o processo de SEO e o Google AdWords são que no Google AdWords os anúncios são publicados logo após a criação da campanha e que sua empresa irá pagar todas as vezes que alguma pessoa clicar no seu anúncio (leia mais em Quanto custa anunciar no Google?), o que não acontece no SEO.

Outra grande vantagem de utilizar o Google AdWords é que os anúncios podem ser veiculados de acordo com a localização (cidade, estado ou país), horário, dia da semana, dia do mês e mais alguns atributos. Com relação à localização, no Brasil os endereços IP (identificam cada conexão de Internet) não são muito bem distribuídos. Isso acaba dificultando um pouco a segmentação por cidade, sendo mais viável a segmentar por estado.

Rede de Pesquisa do Google AdWords

Os anúncios do AdWords também são exibidos em sites parceiros que utilizam o mecanismo do Google como ferramenta para suas buscas. O UOL e o iG são exemplos de sites que utilizam a ferramenta de busca do Google e, com isso, também exibem os anúncios do AdWords.

Rede de Display do Google AdWords

Muitos sites, hoje em dia, participam do programa do Google AdSense. Esse programa possibilita reservar espaços para publicidade do Google AdWords dentro de qualquer site. Dessa forma, os seus anúncios do AdWords também podem ser exibidos dentro de sites que tenham esse recurso, porém esse serviço pode ou não ser habilitado em uma campanha. Esses anúncios podem ser vídeos, gráficos ou mesmo textos. Veja abaixo um anúncio gráfico da rede de display:

google adwords exemplo adsense

Google AdWords – Rede de Display Gráfico

Os anúncios da rede de display do Google são identificados por uma “bolinha” cinza com um “i” no meio ou pelo próprio logotipo do Google. Esta identificação fica do lado direito inferior dos anúncios. Veja abaixo um anúncio de texto da rede de display:

google adwords exemplo adsense texto

Google AdWords – Rede de Display Texto

Os anúncios da rede de display do Google AdWords são exibidos conforme o conteúdo da página. Por exemplo: se você comprou a palavra–chave dia da noiva, muito provavelmente seus anúncios serão exibidos em páginas que falam do assunto noiva, ou mesmo beleza. Em sua campanha, você poderá limitar o número de exibições ou classificar os sites em que deseja que o anúncio seja exibido.

Sazonalidades e o Google AdWords

O Google AdWords é uma ótima alternativa para a criação de campanhas sazonais. Como vimos no artigo O que é SEO (Search Engine Optimization)?, o SEO é um processo mais demorado do que os links patrocinados do Google AdWords. Logo, caso você tenha se esquecido de trabalhar alguma palavra-chave que irá ter um grande fluxo de buscas no próximo Natal, por exemplo, você pode utilizar o Google AdWords e comprar as palavras-chave necessárias.

Conclusão

O Google AdWords é uma bela ferramenta de publicidade para sua empresa, principalmente se você esta iniciando e não possui muita verba disponível. Em geral, os cliques custam centavos, dependendo da concorrência e da qualidade dos anúncios dos concorrentes. Mas lembre-se, não adianta criar belos anúncios se o seu site não está preparado para receber estes visitantes.

Gostou do nosso post? Esclareceu suas dúvidas sobre o que é o Google AdWords? Veja outros artigos na categoria Links Patrocinados e traga novos clientes para sua empresa.

Deixe também um comentário sobre como esta sendo sua experiência com o Google AdWords; ficaremos gratos.