Aumentar vendas, divulgar um novo produto ou conquistar clientes são alguns dos ganhos que uma promoção bem coordenada pode trazer para seu e-commerce. Promoções são eventos de curta duração e ocasionais. Por isso, é bom que você esteja preparado antes de começar, uma vez que a ação precisa dar certo no curto período em que estará se desenrolando. Leia estas cinco valiosas dicas e garanta um bom planejamento para sua promoção.

1. O objetivo deve definir o formato da promoção

Estabeleça uma meta clara. Seu objetivo é o que definirá qual oferta é possível oferecer ao público e como medir os resultados. Se a principal preocupação é divulgar sua loja virtual, coloque um número de visitas como alvo. Jamais extrapole seu orçamento, mas tenha em mente que, quanto mais atrativa para o público é a oferta que você oferecer, maior será a chance de atrair visitantes.
Por outro lado, se você quer vender cem unidades a mais de um determinado produto, o planejamento será diferente. Você poderá calcular sua margem de lucro e saber exatamente quanto é aceitável retirar dela para dar um bom desconto ou para investir em anúncios em redes sociais, por exemplo.

2. Acumule benefícios para conquistar mais clientes

Pense em um produto que você estava cogitando adquirir, mas desistiu da compra porque achou o preço salgado demais. Imagine, então, que um amigo seu, sabendo da sua intenção de compra, avisasse a você que uma loja na internet estava fazendo uma promoção e dando um bom desconto no mesmo item. Você acessa a página indicada e lá descobre que, além do desconto, a promoção oferece um brinde exclusivo para os compradores. Apesar de tentadora, a proposta não o convence até que você descobre que, se efetivar a compra naquele mesmo dia, o produto será entregue gratuitamente em sua casa.
Nessa situação, talvez fosse difícil dizer qual dos benefícios foi mais importante para motivar a compra. Em casos como esse, parece pesar mais o fato de o consumidor ter três motivos para comprar imediatamente (desconto + brinde + frete grátis) e não apenas um ou outro deles.

Um misto de pequenas ou médias vantagens pode ser mais atrativo do que um único (mesmo que maior) benefício para o consumidor. Pense no exemplo acima quando montar sua promoção. Uma criativa soma de vantagens pode não ser tão custosa para seu comércio, mas pode ser definitiva para fazer um cliente se decidir pela compra.
Para fazer isso com menor custo, é possível oferecer produtos parados em estoque como brinde no formato “pague um e leve dois” ou como prêmio de um acúmulo de pontos somados na compra de artigos de lançamento. Existem várias saídas: coloque a cabeça a funcionar e encontrará uma ideal para o seu negócio.

3. Lembre seu cliente que o tempo é limitado

Tenha um momento exato para começar e terminar é uma das características mais importantes de uma promoção. Explore este aspecto para conseguir bons resultados. Nesse sentido, você pode pegar carona em datas especiais – dia dos pais, das mães, dos namorados, dentre outras – para fazer seu cronograma aproveitando a temporada na qual seus clientes costumam comprar mais.
Uma boa oferta pode atrair a atenção do consumidor, mas lembre-se que você não quer apenas que o público veja sua loja virtual. Você quer uma ação. Uma olhadela pelos seus destaques na página inicial, a descoberta da sua variedade de produtos, um clique no botão “comprar”. Lembrar o visitante de que as condições especiais de sua promoção têm hora para acabar pode ser um fator decisivo para que ele converta um desejo em aquisição.

A ideia de que amanhã talvez seja tarde demais e de que é preciso agir imediatamente permeia todas as promoções de sucesso. Você já deve ter ouvido frases como “só hoje”, “é apenas até amanhã”, “esta é a semana de descontos na linha x…” em centenas de anúncios publicitários. São fórmulas muito repetidas porque dão conta de motivar clientes interessados à ação e pode levar os indecisos a uma escolha positiva para aproveitar as condições especiais.

4. Prepare (e motive) a si mesmo e à sua equipe

Não esqueça que uma promoção é atrativa justamente por ser algo fora da rotina, de caráter especial e momentâneo. Como toda novidade, é claro que irão surgir dúvidas e contratempos. Reúna-se com sua equipe e esclareça como será o trabalho e eventuais problemas que podem acontecer durante sua promoção e busque soluções para evitá-los ou minimizá-los. Seu cliente vai ter pouco tempo para tomar a decisão de compra, por isso, tenha ainda maior cuidado para que ele não tenha transtornos ou dúvidas que possam frustrar esse processo. Os funcionários do SAC da sua loja online devem estar preparados para dar as informações corretamente e com segurança.

Além disso, o empresário precisa se preparar para um número maior de entregas: isso pode gerar desde problemas simples, como falta de material para empacotamento, até mesmo a escassez de algum produto no estoque. Não permita que a perda de vendas por conta de um mau gerenciamento da estocagem ou insatisfação dos clientes por atraso nas entregas transformem sua promoção em dor de cabeça.

Se sua promoção for um sucesso, você e seus colaboradores terão dias intensos pela frente. Por isso, redobre sua energia e não deixe de bonificar quem estará ao seu lado nessa maratona. Estabelecer metas e recompensas é uma boa saída – seja criativo para manter todos unidos em busca dos mesmos objetivos.

5. É hora de divulgar

Você definiu seu objetivo, formatou um combinado de condições atrativas para o consumidor, determinou o período da sua promoção e preparou sua equipe: é claro que todo esse trabalho precisa ser valorizado com uma divulgação à altura.
Quais sites seus clientes visitam, em que redes sociais estão, quais blogs eles costumam ler e quais comunidades e fóruns ligados ao seu ramo eles frequentam? Sabendo disso, você pode investir seus recursos de maneira mais certeira sobre o público que quer alcançar.

Anúncios em sites e compartilhamentos de cartazes e fotos em redes sociais podem ter um custo baixo. Além disso, ferramentas online permitem que o empresário atento possa saber o que está funcionando (ou não) na divulgação – isso permite que se possa investir no que realmente traz bons resultados. Usando os mecanismos de rastreamento você também analisa de onde partem os cliques para sua loja online, demonstrando quais sites ou redes estão tendo maior influência, merecendo maior ou menor dedicação.

Estabelecer uma meta de vendas ou de visitas é importante para nortear sua promoção, bem como comparar resultados com expectativas. A partir do que você espera alcançar, é possível formatar ofertas que chamem a atenção dos consumidores.

Com sua equipe motivada, a devida atenção para a divulgação e para problemas que possam surgir, você tem tudo para fazer uma promoção de sucesso. Mãos à obra!

Conteúdo produzido pela Rock Content.