Atualmente o mundo do e-commerce está em alta, todos os dias surgem novos projetos que envolvem grandes investimentos. Em meio a este cenário, como começar com o pé direito e se manter a frente no mercado?

Seguem algumas dicas nada difíceis de serem colocadas em prática:

Antes de mais nada, é indispensável ter o Google Analytics e seu pacote de ferramentas devidamente instalado na sua loja, nele você pode controlar seus investimentos em campanhas e traçar planos de acordo com o fluxo de acessos da sua loja. Aqui, nós já conseguimos extrair algumas coisas valiosas como:

1- Trabalhe suas Meta Tags e Descrição
Isso impacta muito quando buscam pela sua loja! Uma descrição direta e pequena, aproximadamente 130/140 caracteres, dizendo especificamente sobre o que é sua loja é o suficiente.

2- Analise do retorno sobre o investimento (ROI)
Lucro obtido com seus anúncios em relação ao quanto você gastou com eles. O retorno do investimento (conhecido como ROI) mede a relação entre seu lucro e seus custos de publicidade.

3- Campanhas Ad Words
Crie seus anúncios, eles serão exibidos na busca Google de acordo com as palavras-chave e podem converter muito para sua loja.

4- Taxa de rejeição
Fique sempre do olho nessas páginas, com certeza tem algo de errado com elas. Pode ser algo com a usabilidade, ou então relacionado ao conteúdo também.

5- De onde os seus visitantes estão vindo
Identifique qual meio gera mais tráfego na sua loja, é importante identificar, para então focar seu investimento nesses canais.

6- Páginas mais visitadas
Qual ou quais são as páginas do seu site que mais recebem visitas, principalmente visitas orgânicas? Identifique as possíveis melhorias e como elas poderão ajudar você a alcançar seu objetivo.

7- Teste A/B
Mensure qual opção dará mais retorno, o teste A/B pode variar desde o layout de um botão a um banner de promoção, ou até mesmo o re-design de páginas inteiras.

Tendo isso preparado vamos as outras etapas!
1- Mobile
O uso de dispositivos móveis e outros canais está crescendo cada vez mais, aposte nesses meios.

2- Busca
A busca deve ser otimizada, existem empresas especializadas em otimização de busca, onde o mecanismo aprende de acordo com a navegação. Dessa forma, ele constrói de modo dinâmico a navegação das páginas de seu site criando grupos de produtos ou “facetas” que mostram produtos similares juntos, permitindo que o cliente comercialize de uma maneira mais poderosa os seus produtos e informações.

3- E-mail Marketing
Existem agências focadas especialmente em campanhas de e-mail marketing, e essa é uma das melhores formas de gerar conversão para sua loja, focando em assuntos que atraiam os usuários e focando no que seus clientes mais buscam.

4- Trade Marketing
Alterne os preços e produtos de acordo com o canal, buscadores, redes sociais, e-mail e comparadores de preço, para maximizar o sucesso das campanhas.

5- Disponibilize outros canais para contato
Aposte nas mídias sociais e mantenha um bom relacionamento com seus clientes, quanto mais sua loja for vista, melhor.

6- Promoções, descontos, fidelidade
São pontos principais para chamar atenção do cliente, “cadastre e ganhe 10% de desconto na primeira compra”, “frete grátis”, entre outras promoções, apostar no cross-chanel também é importante.

7- Aposte no seu público
Mostre sempre o que seu cliente quer comprar, use também de interações como “Quem comprou, comprou também”, “Produtos mais buscados”, crie vitrines com kits nas páginas de produto

8- Publicidade interna
Banners bem produzidos que chamem atenção e que não tirem toda atenção dos produtos é uma ótima sacada

9- Aposte no seu produto
Faça ele ser visto, uma boa foto do seu produto é um dos pontos mais importantes, fotos grandes com um ótimo zoom, com certeza aumentam o desejo do produto pelo cliente.

10- Avaliação de produtos
Avaliações e comentários são importantes também, mesmo os comentários negativos são bem vindos, eles ajudarão você a sempre melhorar e identificar problemas.

11- Checkout limpo!
Foque no seu checkout com muita atenção, quanto mais “clean”, melhor. Nessa etapa o usuário não pode ter praticamente nenhuma distração, sempre sendo direcionado “para frente”.

12- Use as cores certas
Botões como “Comprar”, “Avançar” devem ter seu destaque para chamar a atenção do cliente. Aplique cores como laranja ou verde limão especialmente nesses elementos que focam na compra e finalização da compra.

13- Carrinho Abandonado
Verifique com sua plataforma, essa é uma ótima forma de recuperar vendas perdidas e gerar uma boa conversão.

Esse é o caminho básico para atingir a excelência, aplicar essas dicas pode ser um trabalho duro, mas seguindo a risca você pode até ultrapassar uma taxa de conversão de 20%. O importante é planejar e fazer tudo por etapas e ir acompanhando aos poucos. Lembre-se: o trabalho é de formiguinha e o resultado com um peso de elefante!

Um abraço e até próxima!